Comunicação para a Motivação de Funcionários

A comunicação organizacional deve ser realizada de forma que auxilie os colaboradores em suas funções, sem erros e distorções.

Você sabia que o aumento da produtividade está diretamente relacionado a um ambiente de trabalho que estimule a motivação? Nesse sentido, uma das ações que mais contribuem positivamente para esta adequação do ambiente corporativo é a comunicação.

Estabelecer uma boa comunicação é uma providência eficaz de fazer com que os funcionários ajam de acordo com as necessidades da organização. Por isso, a comunicação deve acontecer de forma que auxilie os colaboradores a realizar suas funções sem erros e distorções, de modo a evitar retrabalho, insatisfação e queda da performance.

Além disso, a comunicação promove a integração da equipe na busca de grandes resultados. Isso porque, na tentativa de melhorar a coerência dentro da empresa, a comunicação influencia fortemente na motivação das pessoas.

Como a comunicação pode atrapalhar a motivação

No ambiente organizacional, qualquer tipo de comunicação malfeita — como e-mails mal escritos, memorandos com erros, telefones que não funcionam, informações confusas ou qualquer outro ruído na comunicação — pode atrapalhar o processo de disseminação da linguagem corporativa.

Por isso, a comunicação assertiva é um cuidado que deve ser tomado pelos gestores, que precisam manter sua equipe sempre informada e motivada.

Dicas para manter a equipe motivada

Algumas atitudes podem ser adotadas para melhorar o ambiente de trabalho, promovendo maior integração e motivação da equipe. Confira:

- Quando for chamar a atenção de alguém, faça de forma reservada e justifique o motivo, descrevendo o ocorrido;

- Peça desculpas sempre que necessário. Isso não demonstra fraqueza, mas respeito;

- Caso receba alguma informação que não procede, não cause nenhum tipo de constrangimento para esclarecê-la;

- Se o clima esquentar por algum motivo, alivie a tensão sem elevar o tom de voz e faça o possível para que o clima desagradável seja dissolvido rapidamente;

- O entusiasmo pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que é um processo interno. Entretanto, a motivação sofre influência do meio externo, o que inclui a forma de a empresa se comunicar e se relacionar com o funcionário;

- O processo inverso também ocorre: o comportamento humano dentro da organização varia de acordo com a experiência pessoal de cada trabalhador, e a comunicação deve se adaptar e levar em conta essas diferenças individuais.

Lembre-se: a comunicação, quando realizada de forma efetiva, favorece o envolvimento do colaborador com os princípios da empresa, levando a “vestir a camisa” e reforçando seus valores frente aos parceiros, além de ser uma ferramenta que promove a sinergia e motivação para o alcance dos resultados almejados.

Fonte: José Roberto Marques - Instituto Brasileiro de Coaching - IBC