Quer ter sucesso nas mídias sociais? Pense como um chefe

Há tantos exemplos a apontar para provar que a mídia social não é um novo ecossistema. As forças que conduzem o sucesso nas mídias sociais pode ser adotado a partir de pessoas e profissionais experientes. Você já sabe que sua avó pode ensinar-lhe pelo menos 10 coisas sobre mídias sociais?

E se você gosta de cozinhar, é provável que você já sabe o que é preciso para ter sucesso nas mídias sociais. E se você não souber, então este post vai servir de lição em ambos: nas mídias sociais e na cozinha.

Você tem que saber o que você está cozinhando antes de começar a misturar os ingredientes. Um chef de cozinha sabe o que ele está tentando criar quando ele começa a cozinhar. É sempre mais fácil criar “algo” quando você sabe o que “algo”. E ainda muitas empresas somente começam a jogar todos os ingredientes de uma vez só nas mídias sociais, na esperança de que isso vai se transformar em um crème brûlée. Mas não vai …

A qualidade dos ingredientes é o fator mais importante em qualquer prato. Se você usar ingredientes frescos e de qualidade em seus pratos, a comida sempre terá um sabor melhor. E se você usar ingredientes frescos e de qualidade (conteúdo, de entrada, conversas) em seus meios sociais, todos vão querer experimentar.

Cada ferramenta em sua cozinha serve a um propósito diferente. Você não iria usar uma frigideira para cozinhar um peru, porque não é a ferramenta certa para começar o trabalho. Você tem que saber o que o ‘trabalho’ é, antes de escolher a ferramenta para realizá-lo. Não deve acender uma conta no Twitter ou do Facebook até ter certeza de que é a ferramenta certa para começar o “trabalho”.

Não tente fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Nem mesmo o chef mais experiente pode fazer tudo ao mesmo tempo. Se você tentar ferver macarrão, frango grelhados, legumes a vapor, assar um bolo, e misturar um gazpacho, ao mesmo tempo, um (ou todos) os seus pratos vão passar do ponto, queimar, ou muchar. Leve o tempo que for necessario para fazer certo cada prato ou comunidade de mídia social, e não assuma mais do que você pode manipular ao mesmo tempo.

A apresentação é sempre importante. Está na nossa natureza utilizar todos os nossos sentidos para determinar a qualidade de uma experiência. Um prato terá será sempre um sabor melhor quando é apresentado bem, e a mídia social oferecida sempre parecerá mais interessante, legítima, atraente quando o seu design tiver uma aparência profissional.

Agora, cozinhar e mídias sociais não são fáceis. Todas elas têm um certo nível de habilidade e experiência para se fazer bem. Mas ambos começam com fundamentos básicos que você já sabe, e pode começar (ou continuar) a aplicar. Aproveite …