Visão Geral
De forma geral, os empresários avaliam apenas os resultados das vendas no final do mês apurando o que vendeu e o que não vendeu. Esquecem de verificar, muitas vezes devido à correria do dia-a-dia, por meio de uma análise mais detalhada, quais os fatores que influenciaram na queda das vendas mesmo entendendo o ambiente atribulado e concorrido em que vivemos. É fundamental, como primeira medida para direcionar a empresa para o futuro e o sucesso, uma análise criteriosa destes fatos. A análise tem dois grandes objetivos:
• Identificar quais os fatores que causam a procura
• Identificar o contexto no qual a empresa atua
Esta análise inclui as mudanças que a economia sofre em determinado período, política de preços, legislação pertinente ao negócio, a tecnologia atual, os novos canais de distribuição, os concorrentes atuais e os que estão surgindo. Ao analisarmos os conhecimentos obtidos em nossa análise poderemos saber muito mais do que nossos concorrentes e o que vai ou não ser vendido. É claro que esta análise revelará alguns resultados óbvios, porém, se for realizada de forma profunda revelará com certeza fatos importantes e reveladores.
Para realizar esta análise podemos utilizar três passos:
• - 1º Passo: O que mudou o consumo no passado
- 2º Passo: Exame da situação atual e verificando se o grau de influência na demanda de novos produtos/serviços é o mesmo ou se ocorreu alguma modificação relevante
- 3º Passo: Estudo dos fatores emergentes que estão direcionando as preferências dos Clientes
Segundo Kotler, ter uma plataforma de “co-criação” auxilia no melhor desenvolvimento da mensagem publicitária já que, conforme o professor, no processo tradicional de criação as idéias podem “emperrar”. “Dividir e conhecer as sugestões e idéias do público permite mais opções de insights relevantes para a empresa”.
De acordo com o especialista, para ser um bom “Profissional de Comunicação”, necessita utilizar os dois lados do cérebro, isto é, unir a criatividade e a ciência no desenvolvimento de uma estratégia de marketing.
“Atualmente o mercado está treinando executivos a pensarem como homens de negócios. Contudo, se um deles tiver uma idéia selvagem, mais maluca, automaticamente domará a sua mente impedindo que embarque em riscos mais profundos”.
Caro leitor medite nas frases abaixo:
"Uma grande quantidade de talento é desperdiçada pela falta de um pouco de coragem". ( Sydney Smith )
"Aprender é como remar contra a corrente; sempre que se pára, anda-se para trás" (Confúcio)
"Os negócios são como uma bicicleta. Ou você continua em movimento, ou cai." -Frank Lloyd Wright
Conclusão: estar bem preparado para o mercado de trabalho e a concorrência não é estudar em grandes universidades fora do país, e sim investir tempo em seus estudo e nunca parar de aprender.
Deferson Feitosa
Consultor Marketing
De forma geral, os empresários avaliam apenas os resultados das vendas no final do mês apurando o que vendeu e o que não vendeu. Esquecem de verificar, muitas vezes devido à correria do dia-a-dia, por meio de uma análise mais detalhada, quais os fatores que influenciaram na queda das vendas mesmo entendendo o ambiente atribulado e concorrido em que vivemos. É fundamental, como primeira medida para direcionar a empresa para o futuro e o sucesso, uma análise criteriosa destes fatos. A análise tem dois grandes objetivos:
• Identificar quais os fatores que causam a procura
• Identificar o contexto no qual a empresa atua
Esta análise inclui as mudanças que a economia sofre em determinado período, política de preços, legislação pertinente ao negócio, a tecnologia atual, os novos canais de distribuição, os concorrentes atuais e os que estão surgindo. Ao analisarmos os conhecimentos obtidos em nossa análise poderemos saber muito mais do que nossos concorrentes e o que vai ou não ser vendido. É claro que esta análise revelará alguns resultados óbvios, porém, se for realizada de forma profunda revelará com certeza fatos importantes e reveladores.
Para realizar esta análise podemos utilizar três passos:
• - 1º Passo: O que mudou o consumo no passado
- 2º Passo: Exame da situação atual e verificando se o grau de influência na demanda de novos produtos/serviços é o mesmo ou se ocorreu alguma modificação relevante
- 3º Passo: Estudo dos fatores emergentes que estão direcionando as preferências dos Clientes
Segundo Kotler, ter uma plataforma de “co-criação” auxilia no melhor desenvolvimento da mensagem publicitária já que, conforme o professor, no processo tradicional de criação as idéias podem “emperrar”. “Dividir e conhecer as sugestões e idéias do público permite mais opções de insights relevantes para a empresa”.
De acordo com o especialista, para ser um bom “Profissional de Comunicação”, necessita utilizar os dois lados do cérebro, isto é, unir a criatividade e a ciência no desenvolvimento de uma estratégia de marketing.
“Atualmente o mercado está treinando executivos a pensarem como homens de negócios. Contudo, se um deles tiver uma idéia selvagem, mais maluca, automaticamente domará a sua mente impedindo que embarque em riscos mais profundos”.
Caro leitor medite nas frases abaixo:
"Uma grande quantidade de talento é desperdiçada pela falta de um pouco de coragem". ( Sydney Smith )
"Aprender é como remar contra a corrente; sempre que se pára, anda-se para trás" (Confúcio)
"Os negócios são como uma bicicleta. Ou você continua em movimento, ou cai." -Frank Lloyd Wright
Conclusão: estar bem preparado para o mercado de trabalho e a concorrência não é estudar em grandes universidades fora do país, e sim investir tempo em seus estudo e nunca parar de aprender.
Deferson Feitosa
Consultor Marketing