ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

Desenvolvimento de Estratégias:
1.Quem são os clientes e quais são as suas necessidades?
2.Quais são as habilidades, competências e vulnerabilidades presentes na organização?
3.Quais são os concorrentes diretos? Quais são as suas habilidades, competências e vulnerabilidades?
4.Qual o perfil necessário em RH para o sucesso da organização?
5.Quais são os fatores externos (oportunidades e ameaças) que podem influenciar na organização?
·Missão: A razão de existir de uma organização. Declaração de missão (no contexto da análise SWOT): uma declaração de propósito genérica, mas duradoura que identifica os alcances das operações de uma organização e o que ela pode oferecer aos seus stakeholders (clientes, proprietários, conselho de administração, administradores, funcionários, fornecedores, credores, distribuidores).
•Visão: envolve o futuro, como ser vista, reconhecida a organização.
Estratégias Empresariais: a alta administração formula para toda a organização; examina toda a gama de oportunidades; em qual(is) setor(es) atuar? Exemplos: Philip Morris diversificou as suas atividades do fumo, iniciando na de alimentos; a IBM iniciou com mainframes, migrou para computadores pessoais, e posteriormente para serviços.
·Estratégias de Negócios: os planos para lutar contra a concorrência no setor escolhido; escolha entre as estratégias genéricas: liderança em custo; diferenciação; nicho. Exemplos: ter o custo mais baixo dentre as empresas fabricantes de sabão em pó; oferecer diferentes modelos de aparelho celular; serviços de manutenção de carros antigos / nicho.
·Estratégia de Marketing: uso dos 4 Ps do composto de marketing para oferecer maior valor ao cliente, e rentabilidade para a organização.

1.Produto / Serviço: padronizado; diferenciado; sob medida.
2.Placement / Distribuição: exclusiva; seletiva; em massa.
3.Promotion / Promoção: Comunicação Integrada através de propaganda; vendas pessoais; promoção de vendas; publicidade; relações públicas; vendas diretas; merchandising.
4.Preço.
•Marketing de Relacionamento: Buscar a fidelidade do cliente.
1.Identificar o cliente
2.Diferenciar
3.Interagir
4.Personalizar
·Estratégias Funcionais:
1. Inter-relação de funções para a viabilização das demais estratégias.
2.Produção / operação;
3.Compras e materiais;
4.Pesquisa e desenvolvimento;
5.Finanças;
6.Sistemas de Informação;
7.Recursos Humanos (formação de pessoal compatível às estratégias; modelo organizacional)
8.Aspectos legais.
•Endomarketing: Ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não-lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental.
•Processos Operacionais: os diversos processos operacionais para a implantação das estratégias formuladas; o papel das lideranças no engajamento coletivo; a cultura deve ser alinhada às estratégias.Novas estratégias podem requerer mudanças culturais.
•Controle Estratégico: determinar em que medida as estratégias da organização têm sido eficazes; o controle estratégico envolve alguns anos; os controles tradicionais envolvem horizontes de curtos prazos.