Comunicação Empresarial (organizacional, cooperativa ou institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma Empresa ou Entidade, Sindicatos, Órgãos Governamentais, Ongs, Associações, Universidades, etc., junto ao público de interesse (consumidores, colaboradores, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidades acadêmicas, financeira ou jornalísticas, etc.) ou junto à opinião pública. (BUENO, 2006)
A comunicação empresarial, hoje em dia, já desempenha um papel importante e estratégico para superar a fase anterior em que suas ações, produtos e profissionais eram vistos como acessórios descartáveis, ao primeiro sinal de crise.
A relação Empresa/Mídia é uma área que passa por transformações, tentando assimilar as novas atribuições em várias empresas, que estão adotando reformulações baseadas nessa nova e obrigatória ordem.
O grande X da questão consiste justamente no imenso leque de possibilidade que se abriu diante de nossos olhos, no que se refere aos meios ilimitados de comunicação (Jornais, emissoras de rádio e TV, Blogs, postais interativos). Redes sociais e produtores independentes são novos públicos que estão exigindo novas posturas por parte de profissionais que atuam na área.
No nosso passado, nosso foco era apenas a assessoria de imprensa, hoje cuidamos de vários aspectos do relacionamento de nossos clientes com seus públicos, indo muito além das atribuições originais da área. ( CAETANO, 2006) Diretora Geral da CDN Corporativa.
Antes de qualquer escolha, no que se refere ao meio de comunicação a ser utilizada a empresa deve pesquisar, analisar e levantar as causas para que a comunicação seja precisa. Neste ponto é importante a análise das principais informações sobre a empresa, com dados históricos e mercadológicos sobre produtos e serviços e avaliação dos pontos sensíveis da empresa, com elaboração de planos e atuação de comitês especializados.
Pense nisto.
Por Nelson Goes