Veja uma lista de recomendações para empreendedores que
desejam atrair e fidelizar clientes, mas não tem muito capital
São Paulo – O que
fazer quando você precisa atrair e fidelizar clientes, mas não tem dinheiro
suficiente para investir em uma divulgação pesada? Atualmente, é possível
elaborar estratégias de marketing para a sua pequena empresa sem precisar de
muito recurso.
O primeiro passo é
investir na preparação. “O empreendedor deve planejar com carinho essa
abordagem, fazer de maneira correta, transparente e ética. A velocidade com que
as informações circulam é absurda. Em poucas horas, a reputação de uma empresa
pode acabar”, alerta Bento Alves da Costa Filho, coordenador do MBA em
Marketing e Varejo do Ibmec/DF.
Leticia Menegon,
coordenadora da Incubadora de Negócios ESPM. Nada de adotar sempre a mesma estratégia. “O empreendedor
tem que começar a perceber que têm grupos de clientes com necessidades
similares. A partir daí, ele pode colocar em prática planos específicos de
marketing e relacionamento”, diz.
Um cuidado: não
deposite todas as suas fichas em um modelo de divulgação, por melhor que ele
seja. “Caso contrário, você deixa de abordar uma parte do mercado que poderia
conhecer sua empresa e comprar de você”, diz Beatriz Micheletto, consultora do
Sebrae-SP.
Para colocar esses
conselhos em prática, veja, a seguir, seis estratégias para conquistar seus
clientes sem gastar muito:
1. Melhore a
qualidade do seu produto
A primeira dica é
focar na qualidade do que você oferece. “Você naturalmente conquista um cliente
tendo um bom produto ou serviço, além do atendimento. É muito difícil que seu
cliente vá substituí-lo por outro fornecedor se você tiver um item de
qualidade. Não só isso: ele também vai fazer a propaganda do seu negócio”, diz
Leticia.
2. Conheça seu
cliente e faça bom uso das informações
Uma boa forma de você
começar a conquistar os clientes é entendendo o perfil deles, diz a professora
da ESPM. Uma maneira barata de conhecê-los é simplesmente batendo um papo com a
clientela, recomenda. Para Filho, um conceito para prestar atenção nessa
estratégia é o de “estilo de vida”: como o cliente gasta tempo e dinheiro.
Se você resolveu
contatar possíveis clientes fora do local de negócio, é bom trabalhar no seu
banco de dados. Segundo Beatriz, as pessoas não querem ser abordadas por
empresas das quais elas nunca ouviram falar. Como exemplo, Filho cita o spam e
as pop-ups, estratégias de comunicação que os clientes não costumam aprovar.
3. Invista em
atendimento, durante e após a venda
Para Beatriz, o
grande diferencial hoje em dia é o atendimento. “O cliente até paga um pouco
mais porque a empresa atende bem e oferece as coisas certas. É bom trabalhar
com a pontualidade: o cliente veio procurar aquilo que ele quer”, recomenda a
consultora. Ou seja: nada de incentivar os vendedores a oferecerem sandálias se
o cliente está buscando uma bota, por exemplo. Leticia endossa o conselho.
“Você tem que preparar muito bem quem vai atender o cliente, se não for você
mesmo”.
Outro ponto é evitar
deixar o cliente sem resposta após uma reclamação. “Nós estamos falando em
relacionamento de médio e longo prazo, e ele pode se desgastar se as coisas não
se resolverem. Não tem mágica: as boas empresas trabalham em cima de
relacionamento. Ele exige investimento e dedicação, mas funciona”, diz Filho.
“Não deixe o cliente na mão. Isso é muito valorizado no mercado. A maioria dos
empreendedores ainda não percebeu isso aqui no Brasil”, declara Leticia.
4. Alie-se a outras
empresas
Segundo a professora
da ESPM, fazer parcerias com empresas que possam angariar clientes para você é
uma estratégia barata. Em alguns modelos de parceria, a empresa só tem um custo
quando realmente fechar um negócio. Assim, você consegue atingir um público que
você não atingia antes.
A consultora Beatriz
cita outro exemplo de parceria: as promoções feitas com negócios
complementares, que têm o mesmo público-alvo mas produtos diferentes. Por
exemplo, uma loja de sapatos e outra de roupas podem fazer um folheto em
parceria, o que diminui os custos para ambas e faz com que a divulgação
aconteça nos dois ambientes.
5. Defina o raio de
atuação da sua empresa
Uma pergunta que todo
dono de negócio deve se fazer é a de quanto seus clientes estão dispostos a se
deslocar para ir ao seu empreendimento. “Não fique gastando dinheiro com
pessoas distantes do seu raio de atuação. O cliente só vai se deslocar se valer
muito a pena, e sempre estará procurando substitutos próximos. Faça uma
propaganda mais localizada – além de ser mais eficiente, os custos diminuem”,
aconselha Leticia.
6. A comunicação vai
mal? Aja por conta própria
Se você acha que seu
negócio não está atraindo tantos clientes, considere a possibilidade de ter de
se dedicar pessoalmente à comunicação e ao marketing. “É importante o próprio
empreendedor garimpar informações. Ele precisa reservar tempo para isso. Às
vezes, ele corre atrás de muita coisa, mas não se dedica a esse assunto, porque
acha que o cliente vem sozinho. Ele precisa conhecê-lo, perguntar o que ele
pensa. É um exercício obrigatório para os empreendedores”, diz Filho.
Fonte: Exame (Adaptações Deferson Lima)