Sorrir faz bem para a alma e, com certeza, melhora o humor e aumenta a motivação para enfrentar os desafios do dia a dia. Este é um gesto simples, muitas vezes subestimado e deixado em segundo plano, especialmente quando assumimos uma postura séria demais em relação à vida.
Com frequência, esquecemos de retribuir um sorriso, de rir de nós mesmos e das pequenas coisas que dão sentido à nossa existência. Rir é tão benéfico e maravilhoso, que pesquisas da Wayne State University constataram que pessoas sorridentes vivem, em média, sete anos a mais em relação a quem vive de “cara fechada”.
O PODER DO SORRISO VERDADEIRO
O sorriso é muito poderoso, sendo capaz de quebrar o gelo, iniciar uma conversa, alegrar as pessoas e até mesmo ajudar no processo de cura. Isso é o que defende o médico americano Patch Adams, que desenvolveu a “terapia do riso” para ajudar seus pacientes a lidar melhor com a rotina no hospital e os desconfortos provocados por suas doenças.
Até mesmo o famoso cientista Charles Darwin, autor da Teoria da Origem e Evolução das Espécies, teve interesse em estudar o poder do sorriso. Com isso, desenvolveu a Teoria da Resposta Facial, afirmando que o ato de sorrir realmente proporciona bem-estar.
BENEFÍCIOS DO SORRIR
- Um estudo realizado na Universidade de Loma Linda, na Califórnia (Estados Unidos), constatou uma diminuição de 66% no risco de problemas cardíacos em pessoas que tinham como hábito assistir a, pelo menos, 20 minutos diários de programas humorísticos;
- Sorrir e manter o bom humor aumenta consideravelmente os níveis de colesterol bom e ajuda a controlar a diabetes;
- Redução dos hormônios que causam estresse;
- Aumento da automotivação, autoestima e autossatisfação;
- Fortalecimento dos relacionamentos interpessoais;
- Promoção de melhores condições para o trabalho em grupo;
- Diminuição das dores físicas e relaxamento dos músculos;
- Aumento da imunidade e diminuição dos riscos de infarto.
- Além de contagioso, o sorriso faz bem para a saúde física e emocional, trazendo inúmeros benefícios ao corpo e à mente. Então, se permita sorrir, gargalhar e aproveitar os bons momentos da vida!
Fonte: José Roberto Marques - IBC